terça-feira, 30 de agosto de 2011

O TEXTO DO BLOG AO LADO



O QUE A GREVE DOS JOGADORES DO FUTEBOL ESPANHOL TEM HAVER COM O CAMPEONATO BRASILEIRO?

Por Rivelino Santos

O exemplo foi dado, os jogadores do futebol espanhol fizeram uma greve para melhorias e garantias para exercer a sua profissão.

No Brasil isso esta muito longe de acontecer, nós temos vários exemplos, de jogadores e de ex-jogadores que passam por algum tipo de dificuldade, e ninguém toma nenhum tipo de providencia.

Eu não conheço o presidente da entidade que cuida dos interesses dos atletas aqui no Brasil, pode ser falta de informação minha, mas também pode ser que seja por que a entidade não aparece para resolver, ou até mesmo se envolver com problemas ligados aos atletas de futebol no Brasil.

O grande exemplo foi a negociação dos direitos de transmissão, todos participaram, clubes representados pelos cartolas, TV, CBF representada pelo senhor Ricardo Teixeira. Menos o presidente da entidade que cuida dos direitos dos atletas aqui no Brasil.

Todos nós sabemos que os jogadores que tem os salários alto, não chega a 10 % dos jogadores profissionais no Brasil, e os 90% jogam com salários muito abaixo do mercado, a maioria ganha salário mínimo.

Exemplo, o jogo é Flamengo x América Mineiro pelo campeonato brasileiro, a TV paga um valor alto e justo para transmitir os jogos do Flamengo ( o time de maior torcida no país ), e para a equipe do América Mineiro o valor é muito baixo. O jogo é transmitido para o Brasil inteiro, e grande parte do mundo, e quem fica com a maior fatia do bolo é o Flamengo e a TV, e o América Mineiro fica com a menor fatia do bolo.

O que eu quero dizer é que o futebol brasileiro e mundial tem um abismo muito grande entre os grandes e os pequenos, qualquer leitor pode dizer, mas em qualquer profissão existe esse abismo. Mas no futebol ele é bem maior. Sem falar que em qualquer profissão o grande não vive sem o pequeno ou o médio.

Se você é um jornalista consagrado, e trabalha para uma grande empresa, para essa empresa funcionar bem, existem profissionais abaixo de você que faz parte da equipe, podemos citar com todo o respeito ( o funcionário que faz a limpeza, a funcionaria que serve o cafezinho etc…

Essa dificuldade que existe nos clubes do futebol espanhol, pode acontecer aqui no Brasil.

Depois de fechar os acordos com os clubes, a TV vai pagar um valor para alguns clubes e vai pagar um valor muito inferior para outros. O que pode acontecer ?

O que pode acontecer é um campeonato brasileiro no futuro com poucos clubes brigando pelo título. Hoje está muito difícil um clube como o Bahia, o Coritiba, o Atlético Paranaense, conquistar o campeonato brasileiro.

Quero deixar bem claro que eu não estou dizendo que os clubes que negociaram com a TV não mereçam os valores pagos, eu estou dizendo é que os pequenos clubes da série ( A,B,C, D ) estão com valores muito abaixo do mercado.

Mas a culpa não é somente da TV, a culpa é dos cartolas do nosso futebol, que estão em sua maioria atrelada ao presidente da CBF o senhor Ricardo Teixeira, e atrelados a TV.

Coloco na conta os presidentes de federações, que se perpetuam em seus cargos, e só pensam em obedecer a CBF, para não sair do cargo.

O futebol nordestino é um exemplo fortíssimo, os clubes em sua maioria pagam salário mínimo para os jogadores, e grandes clubes que a pouco tempo atrás faziam frente aos grandes clubes do Brasil, hoje estão em situação difícil.

Está na hora do torcedor abrir os olhos para o que acontece com o futebol brasileiro, para que o campeonato brasileiro não fique restrito somente no chamado eixo Rio-São Paulo, e aos dois grandes do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais.

A classificação do campeonato brasileiro hoje mostra essa disparidade, os dez primeiros colocados são três clubes paulista com o Santos chegando, quatro clubes carioca, um do Rio Grande do Sul, um de Santa Catarina, e um do Paraná. Sendo que o Figueirense tem poucas chances de titulo ou até mesmo de classificação para a próxima Libertadores, e o Coritiba é o décimo colocado com doze pontos atrás do líder e um ponto a frente do Cruzeiro, e quatro pontos na frente do Santos.



Rivelino Santos é um blogueiro independente da cidade de Itabuna, Bahia.
Escreve no espaço WWW.rivelinosantos.wordpress.com

4 comentários:

  1. ate faz sentido. uma greve no brasil ia deixar a globosta puta da vida hehehehe

    ResponderExcluir
  2. OS JOGADORES DOS GRANDES TIMES DAQUI NUNCA FARÃO GREVE, PQ GANHAM BEM PRA KRAMBA! E TIPICO DO BRASILEIRO CADA UM POR SI.

    SEM RESSENTIMENTOS, É O Q PENSO
    BY SANDRO JC99

    ResponderExcluir
  3. Henrique, se juntar o seu comentário com o do Sandro, daria um post perfeito. Pq os craques daqui jamais fariam greve em favor dos jogadores dos times pequenos, ou vcs não se lembram do "nobre" Marcelinho Carioca, que xingava os jogadores dos times menores.
    Abçs..

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir