segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O HOMEM E O PODER


O poder corrompe
Por Elsi Regina de Carvalho

Escutei certa vez que se quisermos saber como é o caráter de uma pessoa, dê-lhe poder. Fiquei intrigada com o pensamento. Normalmente pensaríamos que dinheiro ou sexo seriam mais capazes de deturpar a integridade do caráter pessoal. Mas refletindo bem, achei que o comentário procede.

Com o poder as pessoas acham que podem conseguir as outras coisas, entre elas dinheiro, sexo, e fama. Pouco a pouco, se descuidam vai corrompendo seus valores em função de se manter no poder: a fonte das outras coisas às quais vai se acostumando rápido demais.

Poder significa a capacidade de controlar o meio-ambiente ou as ações de outras pessoas. Em si, não é necessariamente bom nem mau, o que determina este juízo de valor é a maneira em que é empregado e para quais finalidades.

Por que o poder tem o poder de corromper?

É sedutor. Ver que se é capaz de fazer as pessoas obedecerem a seus comandos pode ser extremamente agradável, especialmente quando consideramos o nível de egoísmo ao que os seres humanos costuma estar sujeitos.

O poder é uma forma de se mimar a si mesmo: de conseguir os desejos, as vontades e caprichos. Nem sempre estes desejos são retos ou motivados pela integridade. É bem comum que o poder “suba para a cabeça” e mais uma vez, o egoísmo aparece para reger as vontades.

Quem sabe um dos aspectos feios do poder é que vai mudando as pessoas ao ponto que podem ser capazes de ferir e destruir aquilo e aqueles que mais amam. Muitas famílias se desfazem em função da corrida para alcançar ou se manter no poder. Tenho um amigo que costuma citar as palavras: “Vaidade – meu pecado predileto”, do filme, Advogado do Diabo com Al Pacino e Keanu Reeves. E é essa vaidade que muitas vezes vai cegando as pessoas a ponto de perderem os valores que as nortearam durante suas vidas.

O poder pode trazer dinheiro e a ilusão de que tudo está a seu alcance. Muitos esportistas que vieram de famílias humildes perdem completamente a noção do que é o dinheiro e poucos anos depois que acaba sua capacidade de praticar seu esporte descobrem que os anos de gastos desenfreados lhe devolveram à pobreza em que começaram a vida. Poucos conseguem entender como é que alguém como Michael Jackson que ganhou o dinheiro com as vendas milionárias das suas músicas, se encontrou aos 50 anos com tamanha dívida que nem as apresentações programadas para os dias pouco antes da sua morte iriam conseguir zerar o monto dos gastos que ele gerou.

E basta um mal passo para acabar com a fama… e fazer cair na infâmia, como vemos com freqüência entre os nossos políticos e governantes.

Saber lidar bem com o poder não é impossível. Pode-se fazer muita coisa boa quando souber não se vender à tentação do poder, mas é a verdadeira prova de fogo em relação à integridade do caráter.


(trechos de artigo publicado em Julho de 2010 no Púlpito Cristão)

NOTA DO BLOG: Meus caros perdi toda a vontade de comentar sobre mais uma derrota do tricolor para o Vasco no Morumbi, e lanço de um texto para que possamos analisar a atual situação do São Paulo.

E poder é o que não falta para o clube.


Temos um atacante que “tem muito poder”, porque só assim para explicar como o Dagol(?)berto é titular desde 2007. Poder do maior ídolo da história tricolor, um ótimo goleiro que não dá explicações na derrota.

E poder para um senhor quase centenário, que deu um golpe na democracia e na ética, e rasgou o estatuto de um clube da grandeza do São Paulo. Tudo o que está acontecendo é para se refletir!

Não dá para ganhar todas, mas perder sem alma não dá:

O poder torna as pessoas estúpidas e muito poder, torna-as estupidíssimas. (R. Kurz)

4 comentários:

  1. Grande Guina. Cara. Concordo em gênero, número e grau com o texto. O poder absoluto corrompe absolutamente. Juvenal é um exemplo. Desde a primeira eleição dele em 1988 foi assim. Sempre quis voltar a presidência do clube agindo nos bastidores como um dos mais poderosos "cardeais" do clube e conseguiu.

    Se não me engano. Juvenal era da chapa de oposição de MPG e depois se aliou ao presidente ganhando a vaga do Leco na diretoria de futebol. Ganhou confiança do Marcelo e da torcida pelo excelente trabalho que fez (sim, não podemos negar isso). Foi barbada nas duas eleiçoes do clube porque representava a continuidade do trabalho do MPG.

    Mas sabemos que as coisas não são bem assim. o ex-falecido presidente era um e Juvenal é outro. Duas pessoas distintas e com pensamentos bem diferentes sobre futebol.

    Hoje vemos o reflexo disso. Em 2006,2007 e 2008 ainda se podia ver um reflexo do trabalho de MPG. Hoje o São Paulo FC é Juvenal puro. Acomodado, arrogante e prepotente.

    A torcida são paulina que pensa que o São Paulo representa oposição a Globo, CBF e outros quintais pode tirar o cavalinho da chuva.

    Alguém viu Juvenal falar algo contra a Globo ou Ricardo Teixeira diretamente? Eu não e você? Pelo contrário, quando a Globo colocou o maço de dólares na mesa do presidente ele assinou rapidinho com a emissora e esqueceu-se do Clube dos 13. Atháide Gil Guerreiro, puto da vida, deixou a diretoria e nem foi votar no golpe desse ano.

    Enfim, a torcida pega pilha da FPF, Globo e CBF, mas o Juvenal não. O lance de oposição da CBF é algo mais mítico de referência da torcida do que da própria diretoria do clube.

    No fundo, os cartolas são todos iguais. Gostam de poder e de um mandatinho a mais. O problema é que os fervorosos adeptos é que pagam por isso.

    Para se ter uma idéia parte da torcida que foi num jogo de meio de semana contra o Atlético-GO demorou quase uma hora para entrar dentro do estádio. Detalhe, o público era pequeno.

    Como vamos confiar numa pessoa, com o perdão do palavrão, que "caga e anda" para os próprios torcedores?

    Juvenal é só mais um cartola. Nada demais. Arrisco a dizer que o São Paulo só vai ganhar algo relevante quando este senhor sair do poder. Até 2014 vamos ter que nos contentar com uns paulistinhas. Se não formos eliminados na semifinal mais uma vez.

    Desculpe o desabafo. Mas como você compartilha do que eu penso, não vejo lugar melhor para traçar essas mal fadadas linhas do que no seu blog.

    Abraços Guina

    Salve o tricolor paulista

    ResponderExcluir
  2. o guina o sp perdeu o rumo. mano. cade os caras???????
    po da muita raiva gergrgrgrggrgrg.porra

    ResponderExcluir
  3. Abdul, faço do seu desabafo o meu! Só o tempo poderá sanar as feridas que o sr. Juvenal, expôs ao vento. O SPFC não é dele!
    Salve o tricolor paulista.

    ResponderExcluir
  4. Henrique,
    O SP não perdeu o rumo, só começou a andar na estrada que os outros andam faz tempo.
    A arrogância do SP, o deixou do tamanho de todos os outros! Ainda bem que nossa história não pode ser destruida. E os caras estão lá, administrando tudo da sala de comando!
    Abçs..

    ResponderExcluir