segunda-feira, 29 de agosto de 2011

UFC RIO: UM PASSO ATRAS PARA O MMA

José Aldo (campeão dos penas), Dana White (presidente do UFC), o prefeito do Rio, Eduardo Paes, Lorenzo Ferttita (dono do UFC) e o campeão dos médios, Anderson Silva.

As pessoas ficaram eufóricas com a realização de uma edição do UFC no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro. Até aí tudo bem, pois o Brasil é um dos países com o maior número de lutadores TOPS da organização americana.

Mas na minha opinião, o que poderia ser um trampolim para a consolidação do MMA (artes marciais mistas) como um novo esporte de massa no Brasil não aconteceu.

A HISTÓRIA

Os primeiros eventos eram torneios de 8 ou 16 lutadores promovidos por Art Davie e Rorion Gracie, onde os lutadores tinham que ganhar 3 lutas na mesma noite para se sagrarem o campeão do UFC. O primeiro evento foi realizado em 1993, e foi inspirado no vale tudo brasileiro.

Com o intuito de descobrir o melhor lutador do mundo, não importava o estilo de artes marciais que ele praticava. Por possuir praticamente nenhuma regra (por exemplo, no primeiro UFC não era permitido apenas morder ou colocar os dedos nos olhos do oponente). Os primeiros UFC's eram menos esporte do que espetáculo, o que levou a acusações de brutalidade e "briga de galo humana".

Os eventos ocorrem em ringues com forma de octógono e fechados por uma grade, porque segundo o criador Rorion Gracie seria uma forma de impedir a fuga de um lutador.

Seu primeiro campeão foi o brasileiro Royce Gracie.

Em 2001, Frank e Lorenzo Fertitta, e o promotor de boxe, Dana White, compraram a marca UFC por 2 milhões de dólares e criaram a Zuffa, como patente controladora do UFC. Tendo relações com a comissão atlética de Nevada ( Lorenzo Fertitta já foi um membro), a Zuffa conseguiu assegurar aprovação para fazer shows em nevada em 2001.

Assim abriram caminho para o sucesso que a organização desfruta atualmente.

O EVENTO

Com algumas boas lutas , o card do evento no Rio, foi um sucesso.

Mas o que não pode deixar de ser dito, é que apesar de ser um dos eventos mais lucrativos da tv americana, o card brasileiro aconteceu com um “poupudo” patrocínio do governo do estado do Rio de Janeiro.

A MINHA CONCLUSÂO

Uma estranha identificação do MMA com o futebol é muito perigosa, apesar de a HSBC arena ficar incendiada pela torcida, mais parecia um estádio em que boa parte da torcida eram praticantes de artes marciais. Em suma, um perigo!

O governo carioca, afirmou não ter dinheiro para a manutenção do bondinho de Santa Tereza. Mas para bancar um evento, com retorno somente para os americanos, ah para isso eles tinham...

Como massificar um esporte (que ainda não tem uma federação diretiva) em que os ingressos custavam até R$ 1.600,00.

É óbvio que a mídia vai engrandecer o evento e coisa e tal. Mas convenhamos que para os americanos organizarem uma bela festa, não precisam de muito.

O reconhecimento é bom para o UFC, mas péssimo para o MMA.
 
 
Detalhe: Sou um apoiador do MMA, não só do UFC. Mas não posso cair em qualquer histórinha para criança dormir. O evento deveria ganhar o respeito, não se tornar apenas mais um EVENTO DE ARTES MARCIAIS MISTAS. As pessoas ao invés de entenderem que o MMA luta para se tornar um esporte, agora graças a mídia pop brazuca, o chamam de UFC. O propagandinha de graça, e com uma mãozinha do "bom" governo brasileiro, ficou bem melhor!

8 comentários:

  1. Guina,
    Esses vagabundos malditos nunca tem dinheiro para o que é principal: o interesse do coletivo.
    Mas para aparecer em fotos como estas, sempre há uma boa vontade fora do normal.
    Fazer saneamento, construir novos hospitais, fazer a manutenção de bondes com o devido cuidado, não gera a repercusão midiática que essa gente procura - imagina que no relatório dos engenheiros que cuidam do caso do bonde descarrilhado no rio, dedectou-se que partes do sistema de freio foram amarrados com arame, eles concluiram que o bonde não freiou, apesar do freio ter sido acionado, não havia marcas de frenagem nos trilhos !
    Igualmente pode ser citado o cuidado que o governo paraense teve em providenciar uma reforma do tal Mangueirão ao custo de R$ 2 milhões de reais, enquanto que uma mãe perdeu seus dois filhos na porta de um hospital estadual por falta de atendimento.
    É assim que esses malditos agem, zelando pela sua própria carreira política, sedentos de poder e insensíveis quanto ao cuidado dos outros.
    Eu curto o UFC desde quando começou, o Rickson é o maior de todos, mas trazer este evento para um estado mafioso como é o Rio de Janeiro atual, foi uma das maiores bolas fora da história desse esporte.
    Lina

    ResponderExcluir
  2. aeeee guina, manja tudo de ufc. mas k foi loco o show no rio, ah isso foi1!!!! para de perseguir os caras , po guyina. foi legal pra karamba.

    ResponderExcluir
  3. GUINA EU ACOMPANHO O UFC NO SPORTV AS VEZES NO S SÁBADOS DE MADRUGADA, E NAO SABIA QUE TINHA MAIS CAMPEONATOS. EU GOSTO DE ASSISTIR MESMO SENDO VIOLENTO AS VEZES. ADMITO QUE ASSISTO MAS NAUM ENTENDO MUITO.

    BY SANDRO JC99

    ResponderExcluir
  4. Em primeiro lugar eu quero agradecer a você Guina. Muito obrigado pela atenção que você tem com os meus comentários.
    Estou muito feliz em ver o meu último comentário na sua pagina ao lado, agradeço de coração.
    Em relação a essa postagem eu não tenho conhecimento do assunto para comentar. E não adianta eu escrever um monte de bobagem, sem nenhum conhecimento das regras, de como funciona, de como é feito os contratos de patrocínio, os valores, etc...
    No momento eu estou escutando a Rádio Estadão ESPN, e coincidentemente o jornalista Paulo Calçade comentou no programa economia e negócio os valores dos patrocínios do MMA ou UFC.
    Eu não anotei a entrevista, mais depois eu vou ouvir a entrevista no arquivo de áudios da rádio.
    Mil desculpas, não posso comentar sobre um assunto que não tenho conhecimento.
    Parabéns pela postagem.
    Peço que leia o meu blog.
    Abraços do seu amigo Rivelino, de Itabuna Bahia.


    Muito obrigado e que o nosso bondoso DEUS abençoe a todos.
    Leiam o meu blog www.rivelinosantos.wordpress.com
    O meu e mail rivelino.futebol@hotmail.com
    O meu e mail rivelino.futebol@yahoo.com.br
    O meu twitter @rivelino_santos
    Corinthians, Flamengo, São Paulo, Vasco da Gama, Botafogo, Palmeiras, Fluminense, Santos.
    O que a greve dos jogadores do futebol espanhol tem haver com o campeonato brasileiro ?

    ResponderExcluir
  5. É Lina, como deu pra perceber o custo de uma vida no Rio tem o valor de "patrocínio" para um evento de americanos. Incrível é como o povo dio Rio aceita essa situação de faz de contas. Minha intenção não é criticar o evento em si, mas não aceitar o jogo governamental enfiado a força na goelA do contribuinte de bem, eu, você...nós! Vlew, sua opinião é muito importante para criação de um debate, que faça a diferença. Abçs..

    ResponderExcluir
  6. Brigadão pelas palavras Henrique, mas eu naum tô perseguindo a organização do UFC, eu só estou relatando os fatos que naum contribuiram em nada para a melhora da imagem do eporte no Brasil. Mas vc tem razão em dizer que o evento foi legal, afinal luta organizada por americanos é sempre um espetáculo!

    ResponderExcluir
  7. Sandro, existem mais uma boa quantidade de organizações de MMA no mundo. Algumas muito bem produzidas como o STRIKEFORCE (que passa na tv paga no canal Space e no HBO plus), por isso eu insisto tanto que as pessoas não liguem a imagem do MMA a marca UFC, se bem que muito em breve eles monopolizarão o esporte no mundo. O maior evento de MMA era realizado no Japão e se chamava PRIDE, mas a marca foi envolvida em escandalos com a mafia japonesa (yakusa)e foi vendida aos americanos da Zuffa (UFC) que absorveram os atletas do evento japonês (entre eles Minotauro, Anderson Silva, Shogun, Vanderlei Silva...) e acabaram com a organização japonesa de lutas de MMA. Temos também alguns eventos no Brasil como o Shotto e o Jungle Fight, que revelou tantos campeões (Lyoto Machida, Ronaldo Jacaré, José Aldo e muitos outros). Fique sempre de olho, porque vira e mexe eu posto sobre eventos de MMA.

    ResponderExcluir
  8. Rivelino minha obrigação é atender bem os visitantes e parceiros deste blog, e com certeza vc é um deles. Vlew, e pode ficar tranquilo com as informações do Calçade, ele pode não ser um entendido em MMA, mas é muito bem informado. Abçs.. e boa sorte com seu blog.

    ResponderExcluir