sábado, 18 de junho de 2011

SE O MUNDO ACABASSE HOJE

Não posso me furtar (que o Capitão Nascimento não me escute) de acreditar que o fim do mundo está mais próximo do que imaginamos. Desde as previsões do Nostradamus até as dos povos Azteca, Inca e Maia, até os charlatãos de plantão, nunca pudemos encontrar tantos acontecimentos que pudessem embasbacar qualquer cidadão de bem.

Nunca fui de aturar muito as coisas erradas, também pudera, venho de uma educação rígida e autoritária. Venho de uma educação protestante. Não que isso sugnifique muita coisa nos dias de hoje.

Quando venci as exigências dos meus pais, conheci o maravilhoso mundo da música, do cinema e me encantei com o futebol. Mais precisamente com um ataque formado por Careca, Muller e Silas.
Ah como era gostoso ir ao Morumbi nos sábados a tarde, sempre acompanhado do meu primo Dinei, que me presenteou com uma camisa tricolor que tinha o patrocinio da BIC. Eu fiquei fissurado no craque que atendia pelo nome de Careca.

Esses passeios semanais eram feitos em um fusquinha bege 69, o popular Herby. E embalados por Wild Boys do Duran Duran e Legião Urbana no Bosch Miami auto-reverse do meu tio Samuca.

Eu cantei e gritei como tantos outros garotos do Guarapiranga (bairro da zona sul de São Paulo). Sempre fiz parte da minoria na escola, pois a maioria torcia para o time das massas, mas sempre fui feliz e não aceitei o provérbio de "que a voz do povo é a vóz de Deus".

Nunca me importei em ver meu time campeão, só me importava em ver a grama verdinha. O que me importava era ver o São Paulo!
Também não entendia o que o Nelson Rodrigues quis dizer com a máxima de que "toda unanimidade é burra".

Hoje, talvez ele até tenha razão!

Eu ví o Telê, Raí, Rogério Ceni, Careca, Dario Pereira, e torci até pelo Reginaldo Cachorrão (putz!!). No futebol do fim de semana, jogava no gol e ao defender um fraquissimo chute do meu tio de 125 quilos, gritava a plenos pulmões:
- Zetttttttttttttttttttttti!!!!!

Cresci ouvindo que o São Paulo é time de "playboy". Mentira! Não nasci em berço de ouro.

Hoje ao ver os meninos do tricolor em campo (mesmo eles finalizando tão mal) tenho a sensação de que dias melhores virão!

E para comprovar isso, vou reviver a emoção que tanto foi importante nos anos 80. Vou levar minhas filhas ao estádio pela primeira vez, não tenho o toca-fitas do meu tio, mas já gravei a trilha sonora daquela época para acompanhar o trajeto até o Morumbi..

Espero que elas se encantem como eu me encantei!

Não sei se o fim será hoje, talvez amanhã...sei lá.

Eu só espero que o mundo acabe depois de eu ver esse time formado. E com as minhas, as suas, as  nossas crianças torcendo juntas .


Trecho da minha coluna desta semana,
Papo de Torcedor, publicada no Informativo "Visão Gospel"  

10 comentários:

  1. NAUM SOU SAOPAULINO M+ EST POST TA EMOCIONANTE.

    PARABENZ

    BY SANDRO JC99

    ResponderExcluir
  2. Ô guina o sumisso vleu a pena ein? belo texto eu tbm sinto falta dos anos 90. eu era feliz enaum sabia. esse jornal que vc escreve , é de crente?

    ResponderExcluir
  3. Vlew Sandro, é baseado em fatos reais ... rsrsrsrs.

    Abçs..

    ResponderExcluir
  4. Henrique,
    eu naum sumi, é muito trabalho. E os anos 90, tbem foram bem legais.
    Eu escrevo para um jornal evangélico sim! O esporte deve ser praticado por todos, naum importando cor, religião ou raça.
    Obrigado pela força que vc dá ao blog. Abçs..

    ResponderExcluir
  5. Cara, quando eu vejo um time com 9 jogadores da base, exceção de Xandão e Rodrigo Souto apenas, eu também viajo no tempo e desembarco nos anos 80 dos mesmos Silas, Muller e Careca. Aliás a linha era: Silas, Pita, Sidney, Muller e Careca.
    De quebra ainda tinha Bernardão, Oscar e Dario Pereyra pra dar aquele balanço defensivo. Meu irmão, isso era uma máquina de jogar bola !
    Quem viu, viu, quem não viu...
    Bom quem não viu teve a sorte de contar com o olhar carinhoso dos céus, porque pelo visto Lucas, Wellington, Casemiro e cia, ainda vão dar o que falar.
    O que vemos nestes dias é o início de uma nova era. E assim como foi aquela que passou e nos deixou com saudade, essa também escreverá seu nome na história.
    Não tenho um mínimo de dúvida no meu coração em relação a isto.
    Nação Soberana preparem-se. Outro Tri-Campeonato Mundial vem por ai.
    A parte triste caro Guina, é que não vai ter mais um Herby e um som Bosch autoreverse pra testemunhar estes domingos neste mundo de DVD´s automotivos e suas máquinhas protegidas por abs, air bags e ar condicionados...
    Abraços
    Lina.

    ResponderExcluir
  6. Gde. Lina vc tem toda a razão véio, dos saudosos anos 80 até hoje, nunca tivemos uma esperança tão grande com a base. E presenciar o surgimento dessa nova geração de garotos é testemunhar o futuro de conquistas do tricolor. E o tempo no banco de tras do Herby nunca morrerá no meu coração, pois está gravado na minha memória. Cara como eu sinto saudades daquela época...
    Abçs..

    ResponderExcluir
  7. MArcos Pereira Fortunato21 de junho de 2011 às 13:52

    Sem dúvida nenhuma, aquela máquina de fazer Belos Gols, nunca mais voltará, porém a Fábrica que construi aquela possante máquina, está trabalhando a anos a pleno vapor e hoje já estamos enchendo os olhos com máquinas de Ultima geração, tipo Lucas, Casemiro, dentre tantos outros que foram vendidos. Caros amantes do Futebol, como dizia o Milton Neves naquela época de Careca, Silas Muller, Raí e CIA: TORCER PARA O SÃO PAULO É UMA GRANDE MOLEZA.
    Que venha a Copa 2014 que nossa Indústria já construi os Craques que desfilarão nos gramados Brasileiros com a canarinho...

    Abraços, Marcos!

    ResponderExcluir
  8. SENSACIONAL TEXTO GUINA. DE EMOCIONAR. PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  9. É isso aí Marcos, a maquina tricolor está sendo regulada para a próxima temnporada. Que bom que vc tem esperança com a seleção, pq se depender dos dirigentes do nosso futebol, estamos perdidos. Abçs..
    Brigadão por postar aqui, continue visitando o blog e dando a sua opinião, pq ela é muito importante para este blog. Vlew!

    ResponderExcluir
  10. Vlew Abdul, vc foi um dos incentivadores desse blog. E é fácil falar daquilo que faz nossa vida valer a pena. Apesar de tudoi o futebol ainda emociona! Abçs..

    ResponderExcluir