segunda-feira, 12 de setembro de 2011

OBSERVATÓRIO DO GUINA

em 12/09/11


DEBUTANTES NA ARGENTINA – Depois de 15 anos o Brasil fez uma maravilhosa festa em Mar Del Plata, a seleção de basquete masculino foi vice-campeã na Copa América. Nem mesmo a derrota para a Argentina na final tirou o brilho da conquista da vaga para as olimpíadas de Londres. Porém a conquista deixou graves feridas no elenco considerado perfeito, por mais que tenhamos visões especiais para os jovens que conquistaram a vaga, no jogo decisivo contra a República Dominicana ficou evidente a necessidade de um pivô dominante no garrafão brasileiro. O Brasil ganhou a vaga por causa das atuações do Marcelinho Machado e do Huertas. Agora fica a dúvida se o excepcional técnico Rubén Magnano irá convocar os “astros” da NBA. E você convocaria Nenê, Leandrinho e Varejão, somente para a cereja do bolo?


ESSE TÍTULO NINGUÉM QUER – Está acontecendo algo muito estranho no disputado futebol brasileiro, por mais que o líder Corinthians tente entregar a rapadura, nenhum time que está no encalço do alvinegro paulista consegue vencer. Agora a “galera entendida” da mídia brasileira vai começar aquela lengalenga de que o futebol brasileiro está nivelado por baixo. Pô, essa estória já deu no saco! Nem pra ajudar o futebol brasileiro, essa gente presta. Nem o título de melhor futebol do mundo, eles não querem que a gente ganhe!

QUANDO A ALMA DESCANÇA – Venho há muito tempo tentando encontrar o motivo da oscilação do São Paulo. E ontem ao ver a semifinal do US Open de Tênis, numa partida épica disputada entre Djokovic e Federer, descobri o motivo que tanto aflige o tricolor. Não tenho dúvidas de que o suíço Federer é o maior tenista da história, dono de um talento espantoso e de uma singularidade exótica. Ele não corre em bola “perdida”. Acontece que Federer tinha ganho os dois primeiros sets da partida, e tomado um empate nos dois seguidos, já no quinto e decisivo set, ganhava o jogo por 5 a 4, e sacava para 3 match points. Nem com todos os predicados acima descritos, conseguiu acender uma chama interna capaz de te dar um simples ace (para ele, é claro!), e conseguir vencer o até agora imbatível tenista sérvio. Talvez sua carreira vitoriosa (a maior da história do tênis) não o faça querer o “algo mais” que notadamente ele precisa para bater os geniais Djokovic e Nadal. O São Paulo sofre disso, síndrome de alma vencedora.

GAROTO PROPAGANDA DO MAL – A campanha para que Neymar deixe o futebol brasileiro e vá jogar na Europa, já está me deixando com uma pulga atrás da orelha. Só foi a jovem estrela santista começar a freqüentar o nefasto ambiente da seleção, que os “peixes” graúdos do futebol atual, começaram uma forte campanha na mídia para dar “conselhos” para que o garoto deixe o futebol brasileiro logo. A quem interessa? Um dos principais “apoiadores” dessa idéia é o meia Ronaldinho Gaucho. Será que ele não quer que a estrela da jóia santista, apague sua fama?

FÓRMULA ÚNICA – Mesmo pra quer não gosta mais, vale dar uma conferida na atual temporada!
Que fase vive a fórmula 1. Meu Deus!!!

9 comentários:

  1. Guina eu estava acompanhando o abre o jogo da rádio estadão ESPN quando entrou no ar o ex-atleta Rivellino, que tanto brilhou no Corinthians e no Fluminense, sem falar da seleção brasileira.
    O comentário dele foi o seguinte, na opinião dele o futebol brasileiro está nivelado por baixo.
    Na noite de ontem, eu estava assistindo o programa Mesa Redonda dos canais ESPN, e o tom da conversa foi esse. Uns diziam que o futebol brasileiro estava nivelado por baixo, e outros diziam que o futebol brasileiro está nivelado, mas em um nível acima, se comparado a outros campeonatos brasileiros.
    A minha opinião é a seguinte. O futebol brasileiro está nivelado por baixo, nós estamos passando por uma fase difícil no campeonato brasileiro. Eu sempre tenho como parâmetro a eleição do Bola de Ouro e do Bola de Prata, eleição feita pela revista Placar e pelos canais ESPN.
    No campeonato brasileiro nós não temos um time que inspira confiança, nenhum time imbatível, nenhuma equipe fortíssima para conquistar o campeonato.
    O exemplo é o time do Corinthians que perde , e perde de novo , e ninguém consegue passar o time paulista. Isso mostra que os outros clubes quando o Corinthians perde eles perdem também.
    O campeonato ficaria bem mais interessante se o Corinthians perdesse e os outros ganhassem, e fosse assim até o final do campeonato. Eu coloquei como exemplo o time do Corinthians, mas poderia ser qualquer outra equipe. A irregularidade das equipes é visível, e alguns jogadores que chegaram com o rótulo de craque, estão fazendo um campeonato mediano, com alguns lampejos.
    Para se ter uma idéia o destaque do campeonato é o jogador Leandro Damião, que com todos os méritos está roubando a cena no campeonato brasileiro.
    Era mais interessante que os clubes se destacassem pelas vitórias, e não pelas derrotas.
    Vamos para o basquete. O que eu entendo de basquete em uma escala de zero a dez, vou ser generoso comigo mesmo, nota (1 ).
    Mas eu vou colocar a minha opinião, o assunto vem tomando conta de todos noticiários e aos poucos eu estou entendendo o que está acontecendo com o nosso basquete. Os jogadores Nenê, Leandrinho, Varejão, não disputaram o pré olímpico, alguns afirmam que os jogadores não receberam o seguro que as federações tem que pagar para os jogadores, para garantir o futuro do jogador em caso de algum problema. Mas nada justifica as ausências dos jogadores nos jogos da seleção brasileira de basquete, eles mostraram que não tiveram nenhum interesse de representar a seleção brasileira.
    Se eu fosse o técnico da seleção brasileira de basquete, não convocaria os jogadores para disputar as olimpíadas. Se a seleção conseguiu um feito fantástico sem esses jogadores, por que agora ficar atrás desses jogadores, sem falar que se eles forem convocados, os mesmos ocuparão as vagas de jogadores que estiveram no pré-olímpico e mostraram interesse de jogar pela seleção brasileira. Seria uma injustiça com as jovens promessas do nosso basquete.
    Agora vamos falar do São Paulo. O time do São Paulo apesar de todas as dificuldades, está no pelotão da frente do campeonato brasileiro, até quando ninguém sabe, somente o futuro poderá dizer. Mas o São Paulo enfrenta problemas internos como a maioria dos clubes brasileiros, a rejeição do trabalho do técnico Adilson Batista é visível, a torcida que já se manifestou contra o trabalho de Muricy, Paulo Cesar Carpegiani, e agora o alvo é o Adilson Batista.
    Quero deixar bem claro, que quem vai para o Morumbi vaiar os treinadores são sempre os mesmos, são os chamados torcedores Vips, aqueles que pouco entendem de futebol, e muitos não consegue escalar o seu próprio time. É a famosa higienização dos estádios. O povão que entende de futebol fica de fora, e em seu lugar entra os torcedores que compram áreas Vips, e começam a vaiar o time sem ter conhecimento de esquema tático, das dificuldades do campeonato como os desfalques, os erros de arbitragem etc...

    Tem novidades no meu blog.
    Leiam o meu blog www.rivelinosantos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Fala Rivelino, quanto a sua idéia de que estamos nivelados por baixo, discordo. Acho que se essa situação fosse no campeonato Inglês (o que não acontece!), a mesma galera diria que a emoção tomou conta do "Inglesão" rsrsrsr. Tudo bem que não estamos no auge de nossa capacidade técnica, mas não estamos entendendo a atual situação dos clubes brasileiros, nivelados, nada mais que isso. Mas é um debate interessante.
    Quanto ao basquete, a situação não é somente de patriotagem (pq a galera não cobra os brasileiros que não ajudam o Brasil, e estão a maioria em Brasilia!), pois para quem não sabe, o contrato do Nenê na NBA (e de todos os seus astros)exige um seguro para jogos nas seleções nacionais, e a CBB NUNCA pagou o seguro dele. A questão para o Magnano, agora é simplesmente técnica, pois o Nenê fez uma falta danada no garrafão. Se é pra lutar durantre tanto tempo e passar vexame em Londres, é só não levar o Nenê! O que resta agora é o "patriotismo fake" ou a quaklidade técnica? Com a resposta o sr. Rubén Magnano. Qto ao SP já não tenho mais opção, só posso acreditar em um milagre.
    Abçs..

    ResponderExcluir
  3. Nivelado por baixo? Acho que não. Pelo contrário. O nível do campeonato brasileiro está bem mais técnico do que as 4 últimas edições. É só ver o elenco do Inter, do Fluminense, do Corinthians, Flamengo. Melhorou muito. Talvez o problema seja essa maldita safra de treinadores gaúchos que tomou conta do futebol brasileiro.

    Os jogadores são bons. Pouca gente saiu na janela, mas como faz falta um Telê Santana, Pepe, Ênio Andrade, Carlos Alberto Silva. A verdadera Escola Brasileira de futebol.

    Não essa merda comandada pelo Mano Meneses, Tite, Roth e cia limitada.

    ResponderExcluir
  4. Ahh. Em relação ao Leandrinho e o Nenê nem sei porque o pessoal tá discutinho isso.

    Que eles assistam a Olimpíada pela TV. Nunca vi eles jogarem nada demais pela seleção brasileira. Só tem status porque jogam na NBA, mas nunca ganharam porcaria nenhuma por lá e também quando atuaram pela seleção em mundiais e pré-olimpicos não decidiram nada. São medíocres.

    O Varejão só não foi para Mar Del Plata porque se machucou. Ele sempre atende as convocações e não faz cú doce como os outro dois. Vai estar na lista em Londres.

    O basquete brasileiro entrou em decadência quando os clubes grandes como Sírio, Monte Líbano, Corinthians e Palmeiras fecharam as portas para o esporte.

    Agora com a NBB isso pode mudar, mas não tem segredo nenhum. Clubes fortes + boa formação = resultados.

    Esperamos que o basquete brasileiro fique bem forte a ponto de disputar uma medalha no Rio em 2016.

    ResponderExcluir
  5. guina, tenis e esporte de rico!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro F1 Guina !
    Ainda mais agora com um Senna e uma Lotus.

    O Neymar não quer ir dizem, mas o pai dele quer que ele vá e o Santos negocia dizendo que não está negociando.

    Mal sabem protejer seu talento.

    Abraços
    Lina

    ResponderExcluir
  7. Abdul,
    Tenho a mesma sensação que vc tem, o futebol brasileiro naum piorou não. Acontece que os times se equipararm, Qto aos técnicos gauchos eu naum tinha pensado nisso. Vou fazer uma pesquisa e postar sobre os "treineiros gauchos", brigadão pela pauta. rsrsrsr
    Já pelo lado da bola laranja, sinto afirmar que o Nenê faz uma falta danada para a seleção (enquanto naum tivermos um outro pivô dominante), já o Leandrinho naum fez falta alguma, pois só arremessa de 3. E vc lembrou bem, o Varejão estava machucdao (se bem que eu acho ele muito mais ou menos).

    ResponderExcluir
  8. O Henrique, tá louco? Tênis é um esporte para todos, o problema é nossa politica para os outros esportes, que não o futebol.

    ResponderExcluir
  9. Lina,
    a fórmula 1 tá com uma temporada emocionante!
    Já o Neymar está sendo objeto de desejo de todos que o cercam, sejam os pais, os empresários e os clubes envolvidos. É o típico caso de "lapidação" de diamantes.
    Vlew. parceiro.

    ResponderExcluir