segunda-feira, 23 de maio de 2011

DENÚNCIA NO PRIMEIRO MUNDO DA BOLA


DA BBC BRASIL


A FIFA está impedindo a divulgação de um documento que revela a identidade de dois dirigentes da FIFA que foram forçados a devolver dinheiro de propinas em um acordo para encerrar uma investigação criminal na Suíça no ano passado.

Ricardo Teixeira
Uma reportagem do programa de televisão Panorama, da BBC, apurou que um dos dois dirigentes é o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que integra também o Comitê Executivo da FIFA.

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, que tentará ser reeleito para o cargo no próximo dia 1º de junho, declarou recentemente a adoção de uma política de “tolerância zero” para casos de corrupção.

No entanto, advogados que atuam em nome da FIFA estão contestando a decisão de um promotor de Zug, cidade no nordeste da Suíça, que determinou a divulgação de detalhes do caso.


DO BLOG


CORRUPÇÃO: MATÉRIA PRIMA BRASILEIRA


Corrupção vem do latim corruptus, significa quebrado em pedaços. O verbo corromper significa “tornar pútrido”.


A corrupção pode ser definida como utilização do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens, e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse, de um integrante da família ou amigo.

A corrupção é (no Brasil, deveria ser) crime, veja alguns itens que revelam práticas corruptas:

Favorecer alguém prejudicando outros.

Aceitar e solicitar recursos financeiros para obter um determinado serviço público, retirada de multas ou em licitações favorecer determinada empresa.

Desviar verbas públicas, dinheiro destinado para um fim público, e canalizado para as pessoas responsáveis pela obra.

A corrupção é presente (em maior evidência) em países não democráticos e de terceiro mundo, essa prática infelizmente está presente nas três esferas do poder (legislativo, executivo e judiciário). O jogo de interesse dos corruptos atinge o todo, o uso do cargo ou da posição para obter qualquer tipo de vantagem é denominado de tráfico de influência.

Toda sociedade corrupta sacrifica a camada pobre, esses dependem puramente dos serviços públicos, mas fica difícil suprir todas as necessidades sociais (infra-estrutura, saúde, educação, previdência etc.) se os recursos são divididos com a área natural de atendimento público e com os traficantes de influência (os corruptos).

Quando o governo não tem transparência em sua administração é mais provável que haja ou que incentive essa prática, não existe país com corrupção zero, embora os países ricos democráticos tenham menos corrupção, por que sua população é mais esclarecida acerca dos seus direitos sendo assim mais difíceis de enganar.

Atualmente existe uma organização internacional que tem como finalidade desenvolver pesquisas nos países para “medir” o nível de corrupção, e a partir daí é feita uma classificação de acordo com a nota que vai de 0 a 10, alguns dados revelam que o primeiro lugar com nota 9,7, que corresponde à margem de confiança é a Finlândia, o Brasil ocupa 54o com nota 3,9, margem de confiança 37-41%.

CONCLUSÃO

Cabe a justiça brasileira, agir e apurar os fatos. E o povo que continue cobrando, uma hora vai fazer efeito. E a justiça desse país, que está dormindo, irá acordar. Assim espero.

6 comentários:

  1. como o Brasil tolera estes carsa. avezes da raiva e medo do futuro de noisso pais.

    ResponderExcluir
  2. Justiça Guina? Rssssss.


    Perdoe o escárnio, mas no Brasil ela não existe. Não vai acontecer nada com o senhor Teixeira. como não vai acontecer nada com o senhor Palocci.

    Sabe por que?


    Por que os jovens de hoje só fazem passeata pra liberar a maconha.

    Triste Brasil

    ResponderExcluir
  3. Não tenha raiva Henrique, por mais improvável que seja isso, tenha esperança.

    Abraços.
    Guina

    Ps. Estou tendo problemas para postar comentários, mas já já, tá recuperado!

    ResponderExcluir
  4. Abdul a justiça existe sim, porém ela atende aos interesses de uma minoria. Pq para peñsão e ferrar os pobres ela serve. É um dos fatos mais tristes no Brasil. E quanto a juventude, vc tem toda a razão.

    Abraços

    Ps. Estou tendo problemas para postar comentários, mas já já, tá recuperado!

    ResponderExcluir
  5. Erick, perdão seu comentário naum aparecer, mas já estou regularizando a situação.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Guina, valeu pela regularização, já estou conseguindo enviar os meus comentarios.

    ResponderExcluir