domingo, 17 de abril de 2011

A REAL GRANDEZA DE UM CLUBE

“Você nunca caminhará sozinho”


Ao analisar a frase acima, cheguei a definição mais exata de uma discussão que há muito tempo assola a cabeça daqueles que gostam de futebol e adoram um debate saudável.


O que seria realmente um time grande?

Dificilmente chegamos a um consenso, pois normalmente damos muita atenção ao clubismo e ao bairrismo, evitando assim, uma reposta mais racional e menos emocional.


Mas vamos ao fato, que mereceu um post!

Neste domingo acompanhei ao clasico inglês entre Arsenal e Liverpool, e fui surpreendido pela possibilidade de haver uma “entregada” neste jogo.

O maior rival nacional do Liverpool é ,de fato, o Manchester United, que lidera este campeonato com uma diferença de 7 pontos para o Arsenal.

Os dois, Liverpool e United, são os maiores campeões da história do futebol inglês, com 18 títulos nacionais cada um. Levando em conta que o Liverpool não ganha o campeonato inglês há 21 anos, este é um jejum que incomoda muito os torcedores dos “reds”.


Então nesse jogo, havia um cenário perfeito para uma vitória do Arsenal (que também jogava em casa).

Ainda neste prisma (putz, tô metido pra caramba), o Liverpool não haveria de fazer força para dificultar o jogo para o Arsenal, pois sua vitória praticamente deixava o caneco na mão dos “red devils”.

Então fica fácil imaginar que o Liverpool facilitou o jogo (a exemplo dos rivais paulistas, que se encontraram em situações semelhantes nos dois últimos campeonatos brasileiros)? Ledo engano, caros companheiros!


O liverpool correu, teve jogadores machucados (Carragher, saiu desacordado e em estado grave).E não deixou margem alguma para o popular “corpo mole”.


Quando discutimos se o time A é maior ou menor que o B, normalmente não racionalizamos a probalidade de assumir a grandeza de nossos rivais. A cada “entregada” ou “corpo mole” de um rival no futebol brasileiro, vejo com tristeza no coração a grandeza do nosso futebol diminuindo.


Isso se reflete, na quantidade de crianças que conhecem mais os times do exterior do que os daqui! Culpa da mídia e de nossas federações? Também sim, mas é assunto para depois...

O Liverpool provavelmente será ultrapassado em número de títulos pelo Manchester United. E isso em nada, diminuirá sua grandeza.

Mas não será por um jogo entregue, que isso ocorrerá!

Refletindo a frase do começo do texto, chego a conclusão de que os torcedores do Liverpool torceram como nunca pela vitória do seu próprio time (??!!). Pelo menos não vi cartazes com os dizeres de entrega, no emirates stadium.

A dúvida persistirá nas rodas de discussões, de quem realmente é grande.

Só posso garantir que a atitude do Liverpool, para mim, só garantiu sua permanência na galeria dos maiores.

Acho que a frase que estampa o escudo dos “reds”,  e está no portão do clube é verdadeira...

“Você nunca caminhará sozinho”
Ah, e jogo? Empatou em 0 a 0, e o Liverpool “ajudou” seu grande rival a praticamente conquistar o título.*


Ps* Parei de escrever aos 48 minutos do segundo tempo, e não poderia acreditar que Van Persie marcaria (de penalti) aos 52 minutos, e jamais imaginaria que aos 55 minutos, kuyt (também de penalti) empataria, e daria mais honestidade a este post! Sim, o Liverpool é realmente um clube grande!

3 comentários:

  1. Belíssima postagem, eu venho sempre escrevendo no meu blog a situação em que o futebol brasileiro está passando, os dirigentes não tem ética profissional, os torcedores escalam os times e colocam e tiram os jogadores e treinadores, os agentes FIFA e os grupos de investidores continuam mandando no futebol, e nas fases finais dos campeonatos é uma vergonha como foi citado no blog.
    É uma pena mas o nosso futebol está perdendo espaço para o futebol europeu por esse e por outros motivos. A audiência de canais que transmitem os campeonatos europeus mostram esse aumento na audiência, as lojas de camisas oficiais estão sorrindo a toa, as vendas de camisas de clubes europeus cresceu muito, existe até torcidas organizadas formadas por brasileiros que moram no Brasil mas torcem para os clubes europeus.
    A novidade agora no futebol brasileiro é a criação da liga, formada pelos grandes clubes mas com o apoio da CBF e da TV, e o que é pior é o provável presidente da nova liga, acreditem ( Andrés Sanchez ).
    Guina leia o meu blog e deixe o seu comentário.


    Meus amigos , tem novidades no meu blog.
    = OS CAMPEONATOS ESTADUAIS PEDEM SOCORRO.
    = OS INVESTIMENTOS NAS DIVISÕES DE BASE.
    Peço que leiam o meu blog, e que façam a divulgação. A ajuda de vocês que já conhecem o blog é muito importante.
    Nome Rivelino.
    http://rivelinosantos.wordpress.com/
    E MAIL ( rivelino.futebol@yahoo.com.br )

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Rivelino, o caminho é estudar uma saída comercial para o modelo brasileiro. Uma liga seria a melhor solução, mas enquanto o clubismo falar mais alto na midia e na exposição, nada mudará, pelo contrário a situação só tende a piorar.
    é pra se discutir... abraços.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo e-mail Dedé, pode postar aqui, já está funcionando. abçs...

    ResponderExcluir