domingo, 18 de dezembro de 2011

REFÉNS DO MEDO



A DERROTA DO FUTEBOL BRASILEIRO


Em tempos atuais, onde as informações são próximas e chegam em tempo real, a mídia brasileira presta um enorme desserviço ao futebol brasileiro.

Acaba de terminar o primeiro tempo de Barcelona e Santos, em um jogo onde o time brasileiro perde por humilhantes 3 a 0.

Depois do enorme trabalho que o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, faz há anos, reduzindo a história da seleção do Brasil às glórias do passado, chegou a vez da mídia esportiva brasileira colher os frutos do seu trabalho de enfraquecimento psicológico dos atletas brasileiros. Se bem que para vencer o psicológico dos brasileiros não é preciso muito esforço.

Escrevo essas linhas com uma raiva absurda.

Quem acompanha esse blog sabe da minha perseguição ao treinador “boleiro” Muricy Ramalho nos tempos de São Paulo, exagerei muitas das vezes, eu admito! Mas hoje o treineiro do Santos comprovou taticamente o que eu suspeitava na época do São Paulo.

Taticamente o Muricy foi uma nulidade.

Para deixar bem claro, o Barcelona é superior e muito!

Mas o Santos se diminuiu no medo criado pela mídia brasileira.

Não digam que é minha mentira, pois acompanho os campeonatos internacionais e vejo jogos entre times medíocres europeus, que os “entendidos” do esporte, insistem em afirmar serem do primeiro time mundial. Mentira!

Quando o jogador brasileiro tem medo de jogar como brasileiro, é a prova de que supervalorizamos os treinadores brasileiros.


O MEDO DE PERDER TIRA A VONTADE DE VENCER

O jogo acabou e deu a lógica (por mais que eu acreditasse em uma vitória do Santos, ou melhor, do futebol brasileiro).

Como é típico da mídia brasileira, é hora de se arranjar culpados e candidatos não faltam.

Não é hora de entrar na tática da mídia.

É hora de aprender!

Um pouquinho de auto-confiança não faz mal a ninguém.

E fará um bem danado ao futebol brasileiro.

Mas como joga o Barcelona!


Parabéns Barcelona! Campeão Mundial de Clubes 2011 

 
 
URGENTE: O São Paulo fechou com lateral esquerdo do Botafogo, Cortêz. Vamos apoiar, se bem que eu acho ele bem mais ou menos. Boa sorte Cortêz!

13 comentários:

  1. q piaba kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. BELO TEXTO GUINA, NAUM ADIANTA TRIPUDIAR AGORA QUE O MEU SANTASTICO CAIU. PÉSSIMA HORA PRA EU APARECER AKI. MAS TO POR AI, PELO MENOS SOMOS O MELHOR DO BRASIL EDAS AMERICAS.
    ABRAÇOS
    BY
    DIGO DE MOGI

    ResponderExcluir
  3. Henrique, sem zoeira. Perder faz parte do jogo! Abçs..

    ResponderExcluir
  4. Aê Digo, tentei falar com vc pelo telefone mas vc naum atende. Fica tranquilo, perder faz parte do jogo. Já qto. a ser o melhor time das américas eu naum acredito nisso, acho a Universidad do Chile melhor. O segundo tempo foi interessante cara, se o Muricy fosse "taticamente ousado" talvez acontecesse um milagre!

    ResponderExcluir
  5. Acredito que o futebol brasileiro aprendeu uma grande lição hoje. Principalmente os treinadores que insistem em dizer que "futebol bonito não ganha". Só não ganhou como humilhou o Santos. Coincidência ou não justamente em cima do técnico que disse que "espetáculo é no teatro municipal". Então poderemos rebatizar o estádio no Japão de "Teatro Muncipal de Yokohama" porque o que vimos hoje foi um autêntico show.

    ResponderExcluir
  6. Gde. Abdul, um aprendizado sem igual! O Muricy naum aprendeu e nem aprenderá cara, faz parte do DNA dele. Mas vc tem toda a razão foi um aprendizado para a vida toda. Cabe aos diridnetes do futebol no Brasil aprenderem com a lição.

    ResponderExcluir
  7. Em primeiro lugar Muricy não venceu a Copa Libertadores sozinho, inclusive ele se negou a comandar o time no jogo contra o Colo-Colo. Se o Santos empatasse o jogo o time estava fora da Libertadores. O treinador foi Marcelo Martelote. O Santos conseguiu a vitória e ficou muito cômodo para Muricy, se o time perdesse ele não tinha nada haver, se o time conseguisse a vitória como conseguiu muitos disseram que já tinha o dedo do trabalho do treinador. Ele ficou isento da partida decisiva. Lembrar que Muricy na mesma Libertadores só conseguiu dois pontos treinando o Fluminense na mesma Libertadores. É só ler o meu blog.
    Somente Muricy acha que o ano do Santos foi bom. O time já no seu comando se classificou para a segunda fase da Libertadores contra o Deportivo Táchira que já estava eliminado da competição, o jogo foi moleza. O campeonato paulista e os outros campeonatos estaduais não serve como parâmetro para analisar qualquer equipe, e lembrando mais uma vez, Muricy deixou o Fluminense eliminado da semi final da taça Guanabara. E no campeonato brasileiro o time fez uma péssima campanha, com atuações horríveis, e jogando um futebol chato e feio.
    Como é que ele diz que o ano do Santos foi bom ?
    O treinador teve o segundo semestre inteiro para trabalhar, e o que nós vimos foi um time muito mal organizado em campo, e com muitas indefinições táticas. A diretoria também teve muita culpa. O clube não contratou reforços, e deixou o time com uma defesa fraca e insegura. O chamado grande jogo do ano ( Santos x Flamengo ) no primeiro turno mostrou a fragilidade da defesa santista. O time tomou uma virada do Flamengo, e se fosse o time fosse mais consistente não sofreria os gols que levaram do Flamengo. Não estou desmerecendo a bela partida que o Flamengo fez.
    É muito difícil esse futebol apresentado pelo mundo influenciar no futebol brasileiro. A CBF só pensa em resultados por que com os resultados os patrocínios aparecem e a entidade fica mais rica, esquecendo das divisões de base, e esquecendo de ajudar o restante dos clubes do futebol brasileiro. Os clubes não tem nenhum interesse em formar atletas e homens, eles só pensam em favorecer determinados grupos de empresários. É difícil colocar na cabeça do torcedor que antes de conquistar um titulo é preciso fazer um trabalho a longo prazo, no Brasil basta perder uma partida que as chamadas torcidas organizadas começam a protestar e tiram o técnico do comando do clube. Mais detalhes nas minhas postagens no meu blog.

    Esse problema é mais velho do que andar para frente. Mano falou como uma grande novidade o bom futebol apresentado do Barcelona, parece eu ele não assiste TV. Ele deveria ir ver o jogo entre Real Madrid x Barcelona, mas preferiu mandar o seu auxiliar técnico. E quanto a formação de jogadores, tudo passa pelos clubes e principalmente da CBF que ele não faz nenhuma critica. Os treinadores nunca se mostram descontente com o trabalho de base dos clubes e da CBF. A maioria dos treinadores conhecem os problemas , mas falta coragem para implantar nos clubes. E os dirigentes tem 99,999999 % de culpa dessa deficiência no trabalho de base. Eles são submissos aos grupos de investidores e de empresários do mundo da bola. Leiam o meu blog, tem várias postagens sobre esse assunto.

    Tem novidades no blog.
    SANTOS 0 X 4 BARCELONA. UM MOMENTO DE REFLEXÃO PARA O FUTEBOL BRASILEIRO.
    www.rivelinosantos.wordpress.com
    Muito obrigado e que o nosso bondoso DEUS abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  8. Nós brasileiros temos que acabar com a idéia que somos os melhores do mundo, e que podemos conquistar títulos com os pés nas costas. Nós temos a matéria prima ( os jogadores ) mas não temos um bom trabalho na base dos clubes e na organização dos campeonatos ( calendário ) aqui disputados.
    Os treinadores brasileiros que são muito bem pagos são incapazes de formar grandes times com jogadores formados na base dos clubes, e com jogadores baratos. Eles preferem contratar os jogadores que jogavam no futebol Internacional do que aproveitar os jogadores revelados na base e em pequenos clubes.
    Nós temos por exemplo o time da Universidad de Chile, que é um time com menos recursos financeiros, mas apresenta um belíssimo futebol, com uma boa defesa, e com uma ligação muito bem feita entre o meio campo e o ataque. O time conquistou a Sul-Americana, e passou fácil pelo Vasco e pelo Flamengo, o clube chileno não tomou conhecimento dos clubes brasileiros.
    Na final do Mundial de Clubes da FIFA o Barcelona entrou em campo com nove jogadores formados na base, apenas os jogadores Daniel Alves e Abidal não foram formados na base do clube. O Barcelona disputou 16 títulos e conquistou 13. Um aproveitamento fantástico.
    O Barcelona tem um grande elenco, com jogadores que participam muito do jogo. O time venceu o Mundial com desfalques importantes como, Villa e Alexis Sánchez.

    Tem novidades no blog.
    SANTOS 0 X 4 BARCELONA. UM MOMENTO DE REFLEXÃO PARA O FUTEBOL BRASILEIRO.
    www.rivelinosantos.wordpress.com
    Muito obrigado e que o nosso bondoso DEUS abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  9. SANTOS. A equipe santista entrou na grande final sem força, sem garra , sem determinação e muito mal escalada. Faltou a pegada e uma marcação forte, o desarme, o confronto com os jogadores do Barcelona, coragem para disputar as bolas e coragem para atacar.
    O treinador Muricy Ramalho que só pensa em criticar os técnicos do futebol Europeu colocou em campo um esquema que nunca jogou com a equipe santista, ele entrou com um ( 3-5-2 ), mostrando que foi uma medida de emergência, não foi um esquema treinado. E o time ficou perdido em campo, mostrando que foi feito algum treinamento foi muito mal treinado.
    Ficou bem claro a falta de planejamento, faltou um plano B.
    O Santos depois que conquistou a Copa Libertadores da América simplesmente caiu muito de produção. O time até que ameaçou uma reação no campeonato brasileiro, mas não conseguiu acompanhar as outras equipes. Depois começou a poupar os jogadores para o Mundial. E poupou de mais os jogadores, não fez testes contra grandes equipes, não mudou a forma de jogar e fez partidas com um futebol muito fraco. Na maioria das partidas mesmo com os seus principais jogadores em campo o time jogava mal, o time fez partidas horríveis durante o campeonato brasileiro.

    Tem novidades no blog.
    SANTOS 0 X 4 BARCELONA. UM MOMENTO DE REFLEXÃO PARA O FUTEBOL BRASILEIRO.
    www.rivelinosantos.wordpress.com
    Muito obrigado e que o nosso bondoso DEUS abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  10. FUTEBOL BRASILEIRO. A reflexão que os dirigentes do futebol brasileiro têm que ter é muito importante para o futuro do futebol brasileiro. O Dr. Sócrates disse que o futebol é muito corrido e pouco pensado. No Barcelona o futebol é pensado e o time faz a bola correr.
    Os jogadores brasileiros vivem rifando a bola, dando chutões.
    São muitos erros de passe, a média de passes errados no futebol brasileiro é um absurdo, lembrando que o passe é o principal fundamento do futebol, sem o passe certo fica impossível ter um bom nível durante uma partida.
    Bola parada, os clubes passam o tempo inteiro treinando a bola parada, e hoje no futebol brasileiro só tem um jogador que usa esse fundamento muito bem, é Marcos Assumpção do Palmeiras.
    As bolas aéreas para dentro da área, na verdade não são cruzamentos , são chutões que os laterais e outros jogadores dão para se livrar da bola, e jogam a bola na área para ver o que acontece.
    É o momento de todos refletir o que está acontecendo com o futebol brasileiro.
    Deixar o salto alto de lado.
    Lembrar dos títulos conquistados com muita humildade e determinação.
    Lembrar da rica história do futebol brasileiro.
    Mas acima de tudo não perder o caminho das vitórias e das grandes conquistas.
    Eu já escrevi várias vezes sobre problemas no futebol brasileiro, segue abaixo algumas postagens que falam desses problemas.

    Tem novidades no blog.
    SANTOS 0 X 4 BARCELONA. UM MOMENTO DE REFLEXÃO PARA O FUTEBOL BRASILEIRO.
    www.rivelinosantos.wordpress.com
    Muito obrigado e que o nosso bondoso DEUS abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  11. Realmente trocar de sistema tático as vésperas do jogo contra o Barça foi de doer.
    Errou muito feio.
    Acabou a farsa.
    Barça 4x0 Farsa.
    Lina

    ResponderExcluir
  12. Rivelino, não é perseguição contra o Muricy, mas ele não disse que quem queria ver um espetáculo deveria ir ao municipal? Pois é, tem show também em Yokohama. Abçs..

    ResponderExcluir
  13. É lIna , foi de doer... principalmente para os santistas.

    ResponderExcluir