sexta-feira, 18 de novembro de 2011

DE VOLTA PARA O FUTURO: BLOG DO LINA


Elenco Tricolor

* CORRIGINDO
por Kay Fucks em
26/11/2009


O campeonato está terminando e mais uma vez o São Paulo está no topo. Pode até não vencer, fato que não acredito, mas está sempre lá, para o desespero de nossos rivais. Para mim está mais do que provado que o treinador tem uma parcela pequena no sucesso da equipe e que na verdade, pode mais atrapalhar do que ajudar. Não quero dizer que poderíamos colocar um cone no lugar do técnico. Longe disso. O técnico tem um papel importante. Nenhum conjunto de pessoas consegue seus objetivos sem comando. Além disso, no futebol é preciso de alguém que faca a organização tática, técnica e física. Coisa que um cone não faria. Porém acho que se dá muito mais importância para o “professor” do que se deveria. O melhor técnico do mundo não conquistará todos os títulos com um time mediano, porém um técnico mediano poderá conquistar todos os títulos com a melhor equipe do planeta.

E é aí que chegamos ao foco da minha coluna. Se o São Paulo ganhou todos os campeonatos brasileiros dos últimos anos, significa que ele sempre teve o melhor time? E se ele sempre teve o melhor time, por que os torcedores reclamam tanto das contratações?

Desde de 2006, quando o atual presidente Juvenal Juvêncio assumiu o controle do clube, o São Paulo passou a se solidificar cada vez mais como a maior equipe brasileira . “Soberania” seria a palavra correta segundo o marketing Tricolor. A força do time principal vem de uma filosofia bem clara. Fortalecer as finanças e estrutura do clube tem prioridade. O time de futebol será montado o mais forte possível com pouco dinheiro a disposição. “Competitivo” , de acordo com o presidente. Essa filosofia praticamente acaba com a possibilidade de contratação de um craque renomado.

E é exatamente um craque renomado que a torcida deseja. Alguém que faça jus ao passado, que faca o torcedor relembrar Dario, Pedro Rocha, Raí, Pita, Careca, Leonidas e tantos outros que fizeram os olhos mais opacos brilhar depois de uma linda jogada.

Os torcedores reclamam muito que o clube não está conseguindo repor “as peças” à altura. Dizem que a qualidade do elenco está diminuindo gradativamente. Que está cada vez mais difícil conquistar o título.


NOTA DO BLOG: Hoje inauguro a mais nova seção do blog, em que vou pincelar textos antigos nos blogs parceiros deste espaço, e começo com um texto do "inimitável" * KAY FUCKS, que foi escrito em dezembro de 2009. Notem que o texto é mais atual do que nunca. E acaba de uma maneira "Nostradamoníaca" de assustar. Rsrsrsrs

RETIRADO DO BLOG DO ZANCHETTA
VIA BLOG DO LINA

6 comentários:

  1. Grande Guina !
    Obrigado pelo carinho, mas é preciso dar crédito.
    O autor do texto é o Kai Fuchs em uma coluna escrita no antigo Blog do Zanchetta, hoje blog do São Paulo como mencionado ao final do post publicado no meu blog.
    Seja como for, foi realmente uma profecia...
    Abraços.
    Lina

    ResponderExcluir
  2. mais atual imposivel!
    ki aconteceu guina. naum posta mais?

    ResponderExcluir
  3. Lina, valeu pela correção!
    É que eu estava procurando um texto "bombástico" para estrear esta seção, e publiquei um pedaço interessante do texto. Peço perdão ao KAI FUCHS e ao ZANCHETTA por não dar os devidos créditos aos mesmos. Mas que foi uma " baita" profecia, ah isso foi!
    Abçs..

    ResponderExcluir
  4. Henrique,
    eu tenho trabalhado demais e nem sempre tenho tempo para postar. Mas eu prometo me esforçar mais. Voc~es são a razão deste blog existir. Vlew o apoio e abraços..

    ResponderExcluir
  5. Oi Guina.

    Eu discordo um pouco do texto nas seguinte frase " Desde de 2006, quando o atual presidente Juvenal Juvêncio assumiu o controle do clube, o São Paulo passou a se solidificar cada vez mais como a maior equipe brasileira".

    O que o Juvenal fez foi pegar a rebarba da excelente administração do Marcelo Portugal Gouveia. O Juvenal teve méritos no período dos títulos brasileiros? Sim. Manteve o Muricy em momentos chaves depois de perder as Libertadores, mas a partir do momento em que quase toda a herança do Marcelo Portugal foi deixada de lado vemos como o Juvenal realmente administra o clube.

    Desde que deixou a presidência (escurraçado diga-se de passagem) em 1990 o porjeto dele sempre foi voltar. Ele nunca escondeu isso de ninguém. Voltou a cena quando o projeto do Leco-Ricardinho falhou miseravelmente. Ele sempre foi um grande diretor de futebol. Isso ninguém pode negar. Vide 1986.

    Mas com o objetivo alcançados estamos vendo como o verdadeiro Juvenal age. É o mesmo que deixou o clube às moscas em 1990 com uma dívida astronômica para o presidente Pimenta pagar.

    Desconfio muito de pessoas que se apegam muito ao poder. Tomara que a justiça seje rápida nesse caso. Caso contrário acho que não vamos ver muitas alegrias até Abril de 2014.Data em que o cidadão sairá de cena.

    A pluraridade de ídeias e a alternância de poder contribuiu para que uma sociedade cresça com responsabilidade e democracia. Quando isso não ocorre uma instituição caduca, se atrasa, vítima da vaidade pessoal de um único homem que se julga acima do bem e do mal.

    Quando os conselheiros do clube e os sócios tomarem vergonha na cara o São Paulo voltará a seu caminho de vitórias. Caso contrário vamos ver os outros times levantar as taças por um bom tempo.

    ResponderExcluir
  6. Abdul, até entendo a sua posição de discordar em partes do texto. Mas a idéia do post, foi de lembrar como há quase 3 anos estavamos na mesma situyação técnica. Mas vc sabe que eu tenho as mesmas idéias em relação ao JJ. Agora a inoperância dos sócios e dos torcedores em não cobrar o JJ, é de assustar! Veja no post, que estamos há três anos em uma situação delicada... Abçs..

    ResponderExcluir