segunda-feira, 22 de outubro de 2012

COMO O MUNDO VÊ A COPA DE 2014 NO BRASIL


Do Der SpiegelCopa do Mundo de 2014"O Brasil é mais complicado do que a África do Sul '

The construction site for the Amazonia Arena in Manaus.Zoom
Gideão Santos / Monitoramento - Ministério do Esporte
O canteiro de obras para a Arena Amazônia, em Manaus.
Brasil está gastando cerca de 12 bilhões de euros em preparação para a Copa do Mundo de 2014, quando os jogos serão disputados em uma dúzia de estádios. Um deles está sendo construído a partir do zero, em Manaus, uma cidade no coração da floresta tropical, onde as tempestades e níveis de água no Rio Negro proporcionar desafios constantes.
Informações
Relâmpago pisca sobre o Rio Negro, eo ar parece crepitar com eletricidade estática. Burkhard Pick, um arquiteto alemão, desliga o computador e puxa a ficha da tomada. Se um raio atinge uma linha de energia, ele vai ter sorte se ele só acaba sentado no escuro. "Às vezes, geladeiras, aparelhos de ar condicionado e computadores queimar", diz Pick, 42. Poucas das tomadas eléctricas em Manaus, capital do estado do Amazonas no Brasil, são aterrados.

É pouco depois de cinco horas, e outra tempestade está enfurecida importante sobre a cidade. Como sempre, a chuva pára o trabalho no canteiro de obras levou por Pick Burkhard.
Picareta é responsável pelo planejamento da Arena da Amazônia, o mais exótico dos locais esportivos em que a Copa do Mundo 2014 serão disputados. Junto com a construtora brasileira Andrade Gutierrez, o alemão de arquitetura GMP empresa está construindo um estádio para 42.500 espectadores, no centro de Manaus.
É um compromisso complicado, em parte porque o calendário não é ditada pelos desenvolvedores sozinho, mas também pela imprevisibilidade do clima local.

A 'Fruteira' Large

Seis coloridas cadeiras de sentar assando no sol o dia todo ao lado da entrada do canteiro de obras. Eles são amostras dos assentos destinados ao estádio, e estão em fase de testes a longo prazo de exposição para verificar se eles atendem aos requisitos determinados.
A roupa não deve ater aos bancos quando os fãs suar, e as cores dos assentos devem procurar novíssimos meses, mesmo depois de serem instalados. Escolha diz o interior da Arena da Amazônia deve assemelhar-se "uma cesta de frutas de grande porte." Infelizmente, ele vai ter que atacar amarelo de seu esquema de cores porque o teste mostra que fica cinza na luz solar intensa.
Escolha chama a sua sede operacional "campo de espaço." Dezenas de planejadores, técnicos de TI e engenheiros huddle em torno de computadores e placas de desenho sob um imenso telhado da barraca, branco. Unidades de ar condicionado de zumbido, e luzes de néon tremer.
Apenas a alguns metros de distância encontra-se a cratera de terra floresta vermelha que um dia será a Arena Amazônia. O local emprega cerca de 800 construtores, muitos dos quais vêm dos confins da Amazônia.
O Brasil se tornou o ponto focal do mundo esportivo. Dois anos depois de sediar a Copa do Mundo, as Olimpíadas de Verão será realizada no Rio de Janeiro.Organizadora do planeta dois maiores eventos esportivos em rápida sucessão como seria difícil para os países altamente industrializados, mesmo, e ainda esse país em desenvolvimento quer provar que ele, também, pode enfrentar o desafio.
"Nós conseguimos algumas coisas malucas ao longo dos séculos", diz Esportes do Brasil Ministro Aldo Rebelo. Ele promete que todo o trabalho de construção será concluída a tempo.

As esperanças de um novo marco

O governo brasileiro está gastando o equivalente a quase € 12 bilhões ($ 15,7 bilhões) na Copa do Mundo sozinho. Jogos serão disputados em uma dúzia de estádios em todas as regiões do vasto país. Em alguns lugares, como o estádio do Maracanã famoso no Rio, locais já existentes estão sendo simplesmente dado um facelift profundo. Em Manaus o estádio está sendo construído a partir do zero.
Projetos de BPF recintos desportivos em todo o mundo. Burkhard picareta também foi responsável para a Copa de estádio em Durban, África do Sul. Escolha, que também é um carpinteiro treinada, não está abalado com facilidade, mas o projeto em Manaus ele se transformou em um fumante inveterado. "O Brasil é mais complicado do que a África do Sul," Pick admite.
Manaus é como uma ilha no coração da floresta amazônica, e é muito difícil chegar de carro. A maioria dos materiais de construção para o estádio tem que ser trazido de milhares de quilômetros de distância. A falta de energia são frequentes, e acesso à Internet é esboçado.
Se isso não fosse o bastante, o nível de água da vizinha Rio Negro, um dos afluentes do Rio Amazonas, pode variar em até 16 metros (53 pés). Como resultado, o trabalho no canteiro de obras tem que se adaptar ao fluxo e refluxo do rio. Quando o nível da água é alta, materiais de construção e equipamentos podem ser entregues por navio. Quando é baixo, eles são trazidos pelo ar. As maiores partes do telhado do estádio estão sendo instalados usando um guindaste especial que teve de ser trazido da China.
Espera-se da Arena Amazônia será um novo marco no horizonte de Manaus, juntando-se a casa de ópera financiado por magnatas da borracha no final do século 19.

Ar condicionado Apenas para VIPs

Manaus era uma vez um acordo com sono composta principalmente de barracos de madeira, ea maioria dos seus habitantes viviam em palafitas no rio. Mas nas últimas décadas a cidade cresceu em um Moloch poluída, com arranha-céus para os rivais em São Paulo e quatro pistas congestionadas rodovias.
No entanto, Manaus quer vender-se para o público da Copa do Mundo como uma cidade modelo verde. O novo estádio está sendo construído, portanto, a padrões rigorosos de sustentabilidade. A água da chuva é coletada e reutilizada, e os designers olhou para a pele do réptil de inspiração na concepção do telhado. A casca exterior é construída de tal forma que cria correntes de ar naturais, que são supostos para ajudar a arrefecer o estádio.
Apenas os camarotes do estádio será de ar-condicionado, e que é apenas porque a FIFA insistiu nisso. Afinal, a organização não quer que seus convidados ilustres suar como eles vêem o futebol.
A chuva é o maior problema para os arquitetos. Para evitar as típicas chuvas torrenciais da Amazônia enchendo o estádio como uma banheira, os engenheiros tiveram que desenvolver um sistema de drenagem especial. Mesmo assim, ninguém sabe se e como a relva vai resistir inundação diária tal. Jogos disputados em Manaus poderia, portanto, transformar-se em um banho de lama.
Este cenário é, também, muitas vezes falou em "acampamento na selva", como chamam os funcionários do escritório central do desenvolvedor Andrade Gutierrez, empresa responsável pela construção do estádio. Mangueiras proporcionar sombra para o quartel de madeira, pinga de condensação de unidades de ar condicionado, e sobrecarga de papagaios guincho. Atrás de portas fechadas, os contratos estão sendo negociados. No início, os colegas de Pick brincando se referiu a ele como um "gringo". Ele, também, tinha muita coisa para se acostumar.

Atormentado por atrasos

Prazos não são levados muito a sério no Brasil. Além do mais, as empresas de construção e os políticos muitas vezes regatear os preços de materiais e contratos de fornecedores. Ao todo, a Arena Amazônia vai custar cerca de € 200 milhões para construir - pelo menos, é isso que o governo reservou. No entanto, o projeto tem sido atormentado por atrasos. Por exemplo, o teto deve ter sido instalado em março, e ele ainda não está pronto.
Os habitantes de Manaus têm abraçado o local ostentoso nova, que fica ao lado do Sambódromo, onde desfiles de carnaval são realizadas a cada ano. Eles têm sua imagem em frente ao canteiro de obras, e cartões postais do projeto já estão à venda. Depois de concluído, o estádio vai ficar de fora, como uma cobra gigantesca de dormir.
Mas o que vai acontecer com a arena esplêndido após a Copa do Mundo? A imprensa reclama ele vai se tornar um elefante branco inútil. Afinal, a cidade no meio da floresta não tem um clube de futebol que poderiam encher o estádio.
Mas os arquitetos em GMP discordar. Eles insistem que o estádio é um salão polivalente, que também poderia ser utilizado para o estadiamento concertos de música pop e outros grandes eventos. "Estamos construindo local do mundo maior festa", dizem eles.

A equipe lutando Nacional

Apaixonados torcedores de futebol do Brasil estão menos interessados ​​em temas como custo-eficácia. Eles estão mais preocupados com o estado precário de sua seleção nacional.
A "Seleção" caiu para o 14 º lugar no ranking da FIFA mundo. "O Brasil atualmente tem apenas dois jogadores acima da média: Neymar e Thiago Silva", reclama Rivelino, uma das estrelas do time do Brasil é o sonho, que ganhou o título de país terceiro Copa do Mundo de 1970.
Fãs brasileiros vaiado e assobiou para o mau desempenho de sua equipe em amistosos recentes contra a China e África do Sul. O ex-jogador brasileiro Romário já está apelando para o treinador Mano Menezes para ser substituído. "Ele é fraco, ele comete erros com a programação, e ele não sabe como chegar a equipa despediu-se", diz Romário.
A Seleção provavelmente não vai jogar em Manaus. Suas partidas deverão ser impugnada em estágios muito maior em São Paulo e na capital, Brasília.
Quatro jogos da primeira rodada serão disputados na Arena Amazônia. Mas por causa da diferença de fuso horário com a Europa, pontapé de saída será na parte da tarde, quando as temperaturas em Manaus será apenas acima de 35 graus Celsius (95 graus Fahrenheit).
Os jogadores de futebol amador de Trem Bala frequentemente chutar uma bola em volta à noite em campos de areia perto do estádio. Eles sabem exatamente o que as temperaturas vão significar para times europeus.
"Eles vão murchar com o calor", diz o capitão da equipe César Fernandes.


Correção: A versão original desta história incluía um erro de tradução, indicando que o estádio a ser construído em Manaus, Brasil, seria a mais cara das instalações desportivas sendo criados para sediar a Copa do Mundo de 2014 do país. O prazo deveria ter sido "mais complexo". Spiegel Online Internacional lamenta o erro de tradução, o que não foi feito pelo repórter.
Traduzido do alemão por Jan Liebelt.




4 comentários:

  1. E a gente tem que aguentar ver aquela merda de propaganda de cerveja. Brilhante! Uma obra caríssima em que os poderosos Fast, Nacional e São Raimundo irão jogar. Brilhante. Pra que fazer uma Copa na Amazônia? Pra turista se perder no meio da selva? Belém tem uma cultura futebolística muito mais destacável que Manaus. Goiânia também tem uma cultura muito maior, mas escolheram o Mato Grosso do Sul.

    Guina, tenha certeza de uma coisa. Tem gente que vai afundar feio por causa dessa Copa. Esperamos que nós eleitores não sejamos os primeiros. Vide a Grécia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Abdul, o mais assombroso desse elucidador post, é que ele foi escrito por um alemão. E de organização de copa os caras entendem, enxerga melhor que muito brasileiro "pessimista"!

      Excluir
  2. de acordo com o texto guina, os alemães acham que o estadio vai ser comnstruiido no meio do marto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nisso acho que vc tenha razão. mas que o post é elucidativo...Ah isso é!

      Excluir